Fisioterapia Respiratória
A Fisioterapia Respiratória é muito ampla na prática profissional e atua no tratamento de pacientes de todas as idades com distúrbios pulmonares agudos ou crônicos.
A Fisioterapia Respiratória vem realizando um trabalho de destaque, que tem como finalidade a prevenção e/ou o tratamento precoce das complicações respiratórias. Objetivando a melhora da ventilação pulmonar, redução da resistência das vias aéreas, otimização da complacência pulmonar, diminuição do trabalho respiratório, para recuperar ao máximo a saúde de seus pacientes.
Como é elaborado o tratamento?
O paciente é avaliado individualmente e com base nas alterações apresentadas, elabora-se um programa de atendimento, selecionando os procedimentos fisioterapêuticos mais adequados.
O programa consta de:
- Conscientização do paciente sobre a doença, prevenção e tratamento;
- Orientação de como respirar adequadamente e corretamente;
- Exercícios respiratórios, incluindo técnicas específicas, alongamento e fortalecimento muscular, correção das alterações e defeitos posturais, mobilização de caixa torácica;
- Manobras manuais com finalidades específicas como: desobstrução brônquica (limpeza das vias aéreas) e reexpansão pulmonar;
- Orientações gerais sobre hidratação, inalação, atividades esportivas indicadas para cada patologia.
Freqüência
- As sessões são individualizadas, marcadas conforme a necessidade e gravidade do caso
- Tempo de duração: cada sessão fisioterapêutica dura de 30 minutos a 1 hora.
Observação
Para realização da fisioterapia respiratória é necessário um encaminhamento médico.
Com a freqüência regular e bem orientada dessas medidas, os resultados obtidos têm grande significado clínico, com nítida melhora dos sintomas na maioria dos casos, expressiva ampliação dos intervalos entre as crises, e indiscutível recuperação do estado geral dos pacientes.
Lembramos que a fisioterapia respiratória não deve ser considerada um tratamento único, mas sim, um complemento terapêutico associado ao tratamento médico.